Imaginem uma garota de 21 anos que acabou de criar um perfil no orkut. Logo no começo, ela adiciona os colegas da faculdade e compartilha suas fotos com eles. Ela e os amigos participam de comunidades, trocam scraps, discutem novidades. Logo, essa garota encontra no orkut alguns amigos da época do colégio. Ótimo rever velhos amigos! E mais amigos são adicionados. Pouco depois, ela consegue o primeiro emprego e começa a adicionar amigos do trabalho. Opa, não dá pra recusar um convite de amizade feito pelo chefe, né? E a rede social dessa garota continua crescendo. Depois, até os pais dela entram no orkut e são adicionados como amigos, junto com os tios, os primos mais novos, os primos mais velhos...
A turma da faculdade, os velhos amigos da escola, colegas de trabalho, família, todos são "amigos" dessa garota no orkut. O que acontece é que aos poucos ela não vai poder compartilhar tudo com todo mundo, afinal, as piadas e as fotos do jantar do trabalho deveriam ficar apenas entre as pessoas do trabalho. Scraps e fotos do final do ano em família deveriam ficar apenas entre a família. Os planos para sábado à noite e as fotos da balada deveriam ficar apenas entre os amigos da balada - ninguém merece o chefe ou o primo mais novo vendo isso, não é? Mas não é fácil recusar o convite de amizade do chefe ou desse primo.
Assim como a garota do exemplo acima, todos nós temos diferentes grupos de amigos (ou "círculos sociais") na nossa vida real, mas a Internet não conseguia acompanhar isso. Até hoje, os sites de redes sociais tratavam todas essas diferentes pessoas da mesma forma: eram todos "amigos".
Então nos perguntamos se as nossas amizades realmente precisavam ser assim na Internet. Será que elas não poderiam ser iguais ao que acontece na nossa vida real? E a resposta é: "sim"! A partir de hoje, comerçou a mudar a essência do orkut, para que todos nós possamos compartilhar e interagir com nossos diferentes grupos de amigos na Internet da mesma forma que fazemos fora dela. Gostou? Então visite esta página para ver um resumo deste lançamento do orkut, ou veja abaixo quais são todas as novidades.
0 comentários:
Postar um comentário